COPY

Marketing é sobre gente

Talvez essa verdade seja a maior e mais difícil de ser entendida no meio digital: não é sobre o seu produto, é sobre o seu cliente. No meu primeiro ano de faculdade, quando estudava pelo YouTube alguns assuntos que mais me interessavam, encontrei um vídeo da Rejane Toigo sobre neuromarketing e aquilo deu um "boom" na minha cabeça. Foi um primeiro passo para começar a estudar mais sobre isso. A questão é que eu sempre GOSTEI DE GENTE e quis ouvi-las.

Depois, estudando dentro da plataforma do O Novo Mercado do Ícaro de Carvalho, ouvi sobre como vender para mulheres x como vender para homens; sobre como é o comportamento das pessoas no instagram; sobre o impacto da influencia digital... e comecei a implementar isso no meu trabalho no Instagram e no trabalho com meus clientes. Essa lógica impermeou todo o meu conteúdo, foi uma virada de chave.

Você pode dizer que uma televisão tem 4K, conecta com a internet, sistema x, funcionalidade y; ou você pode dizer como aquela televisão resolve o problema do seu cliente. Para isso você precisa entender quais são suas principais necessidades (que às vezes nem ele identificou), e apresentar os benefícios que realmente tem relação direta com a vida daquele cliente - ainda que genérico. Esse é o trabalho do marketing.

E é esse o motivo de tanto sucesso dos influenciadores e das marcas que trabalham com influenciadores, as pessoas não compram o produto simplesmente pelo produto, pelo que ele tem de característica técnica. As pessoas compram pelo sentimento causado, pelo pertencimento ao grupo, pelo status.


A campanha “Get a Mac” da Apple é estudada em todos os cursos de publicidade pela eficácia que teve junto ao público. Criada a partir da comparação entre os computadores da marca de Steve Jobs e aqueles produzidos pela Microsoft, ela durou 3 anos e é provavelmente uma das mais conhecidas do mundo.

Utilizando dois atores, a marca personificou seus produtos neles, comparando um jovem descolado e um executivo sisudo. Ali, a Apple contava uma história: a de que seus produtos são diferentes porque podem fazer de você eficiente, sem torná-lo “quadradão”.

Isso diz muito sobre qual é o desafio do marketing hoje.


Acontece que se VOCÊ não entender isso vai ficar dando murro em ponta de faca. Vai continuar postando foto de produto que não tem engajamento e muito menos venda. Vai continuar fazendo lista de transmissão que não dá retorno. Vai continuar vendendo sempre para as mesmas pessoas. 


O negócio que não está na internet não existe. O negócio que está na internet sem estratégia também não. 


Eu te ensino como melhorar seu perfil e como crescer lá no meu instagram @franzanirati.